William Bonner se despede do 'Jornal Nacional'; Renata Vasconcellos e César Tralli serão os novos apresentadores.
William Bonner e Sandra Annenberg irão conduzir o 'Globo Repórter' a partir de 2026. Roberto Kovalick assumirá o 'Jornal Hoje', enquanto Tiago Scheuer apresentará a 'Hora Um'.
Ricardo de Moura Pereira
9/1/20252 min read


Na celebração de seus 56 anos, o Jornal Nacional terá uma edição especial nesta segunda-feira (1º) que também marcará o anúncio da saída de William Bonner. Ele é o apresentador que permaneceu por mais tempo à frente do telejornal, somando 29 anos na bancada e 26 anos como editor-chefe.
Bonner se despedirá do JN em 3 de novembro, passando o bastão para César Tralli, que assumirá a bancada ao lado de Renata Vasconcellos. A posição de editora-chefe será ocupada por Cristiana Sousa Cruz, que já atuava como editora-chefe adjunta e parceira de Bonner nessa função há seis anos. A partir do próximo ano, William Bonner se juntará a Sandra Annenberg na apresentação do programa Globo Repórter.
Mudança de planos
Outras mudanças na grade de jornalismo da Globo incluem a nomeação de Roberto Kovalick para a apresentação do Jornal Hoje e a de Tiago Scheuer para o comando do Hora Um. Há cerca de cinco anos, a Globo e o apresentador e editor-chefe do JN, William Bonner, vêm planejando juntos a sua substituição e mudança de função. Bonner expressou o desejo de abrir mão de suas responsabilidades executivas e do jornalismo diário para dedicar mais tempo à família e a atividades pessoais.
Ele explicou que, apesar do aniversário do JN não ser uma data comemorativa com número redondo, foi o que mais demandou tempo para ser planejado. Foram cinco anos, desde a primeira conversa com a direção de jornalismo, sobre o seu desejo de reduzir a carga horária e responsabilidades na chefia e apresentação do Jornal Nacional.
Foi necessário superar a fase mais crítica da pandemia, planejar e preparar sucessores até o dia em que o anúncio seria feito. "São 29 anos e quatro meses de JN. Exatos 26 anos como chefe da equipe de editores, comandando reuniões, avaliando pautas, planejando edições, apresentando as notícias a milhões", disse o apresentador para justificar a sua necessidade de mudar de ritmo.
Uma nova jornada
"Nesse tempo, eu me tornei pai, vi meus filhos crescerem e se tornarem adultos. Eles mudaram de endereço, e até mesmo de país", conta William Bonner. O apresentador expressou sua honra e gratidão por ser convidado a integrar a equipe do Globo Repórter.
Ele revela que seus amigos sempre o ouviram falar do sonho de fazer parte desse programa. "De todos os programas jornalísticos que existiam quando eu entrei na Globo, este é o único em que nunca atuei, nem mesmo como interino, em 39 anos de carreira", conta o apresentador.
Ele relembra a época em que a colega Sandra Annenberg chegou à equipe do Globo Repórter. Amiga de décadas e cúmplice de seu sonho, ela lhe enviou uma mensagem carinhosa: "Cheguei antes, amigo. Te espero aqui!". E, no próximo ano, os dois estarão juntos na apresentação do programa.