Trump rejeitou a proposta de Israel de assassinar o líder iraniano, afirmam autoridades americanas.
De acordo com fontes, os israelenses afirmaram ter tido a chance de eliminar o principal líder iraniano, porém o presidente dos EUA descartou a operação.
Ricardo de Moura Pereira
6/15/20251 min read


WASHINGTON (Reuters) – O presidente norte-americano, Donald Trump, rejeitou recentemente uma proposta de Israel para eliminar o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, conforme relataram duas fontes do governo dos EUA à Reuters neste domingo.
“Os iranianos já assassinaram algum cidadão americano? Não. Enquanto isso não ocorrer, não estamos sequer considerando uma ação contra a liderança política”, afirmou uma das fontes, uma alta autoridade do governo dos EUA.
Sob condição de anonimato, fontes informaram que altos funcionários dos Estados Unidos têm conversado frequentemente com líderes de Israel desde o início do ataque israelense ao Irã com o objetivo de desestabilizar seu programa nuclear.
De acordo com essas fontes, os israelenses teriam a chance de eliminar o principal dirigente iraniano, porém Trump não aceitou a proposta. As autoridades não confirmaram se foi Trump quem divulgou essa informação, embora ele tenha trocado várias mensagens com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
Quando indagado sobre a matéria divulgada pela Reuters, Netanyahu, em uma entrevista no programa “Special Report With Bret Baier” da Fox News, comentou: “Há muitos relatos falsos sobre diálogos que nunca ocorreram, e prefiro não entrar em detalhes sobre isso.”
“Contudo, posso afirmar que faremos o necessário. E acredito que os Estados Unidos estão cientes do que é benéfico para eles”, concluiu Netanyahu.