Trump afirma que os EUA podem entrar no conflito entre Israel e Irã.
A declaração foi feita em entrevista à ABC News, durante o aumento das tensões no Oriente Médio. "É possível que possamos participar. "Porém, neste momento, não estamos envolvidos", afirmou o presidente dos Estados Unidos.
Ricardo de Moura Pereira
5/8/20241 min read


O líder da nação americana, Donald Trump, declarou neste domingo (15) que, apesar do país não estar atualmente participando das ações bélicas entre Israel e Irã, "é viável que possamos nos envolver." Essa fala ocorreu em uma entrevista à ABC News, em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio.
"Atualmente, não estamos implicados nisso. Pode ser que sejamos envolvidos. Porém, neste instante, não estamos envolvidos," afirmou Trump. O presidente também se manifestou sobre os recentes bombardeios de Israel contra o Irã, caracterizando-os como "extremamente destrutivos." O embate entre Israel e Irã se intensificou nos últimos dias, com Israel realizando ataques aéreos em instalações militares e nucleares iranianas, resultando na morte de altos oficiais e cientistas do setor nuclear.
Em reação, o Irã lançou centenas de mísseis e drones em direção a cidades em Israel, resultando em vítimas entre os civis e danos consideráveis. O aumento das hostilidades provoca preocupação na comunidade internacional, que teme a expansão do conflito na área.
Quando indagado se haveria um limite de tempo para o Irã voltar a dialogar sobre questões nucleares, Trump declarou que não existe um prazo definido, mas que as nações estão em conversação. "Eles esperam firmar um acordo. Algo desse tipo precisava acontecer", comentou.
Trump também declarou que aceita a ideia de que o presidente russo, Vladimir Putin, possa intermediar o conflito. Os dois presidentes discutiram o assunto por telefone.
"Ele [Putin] está preparado. Ele me telefonou a respeito disso. Tivemos uma conversa extensa. Discutimos mais sobre isso do que sobre o que está acontecendo com ele. Isso é algo que, segundo o presidente americano, será resolvido.