Segundo as informações do governador Califórnia, Trump mostrou o dedo do meio para o Brasil

Durante sua visita a São Paulo, Gavin Newsom, do Partido Democrata, condenou a tarifa de 50% aplicada a produtos brasileiros e expressou pesar pela ausência dos Estados Unidos na COP30.

11/10/20251 min read

O governador da Califórnia, Gavin Newsom (Democrata), classificou a imposição de tarifas de 50% pelo governo de Donald Trump (Republicano) sobre o Brasil como um gesto de “desrespeito”. A declaração foi feita nesta segunda-feira (10 de novembro de 2025), em São Paulo, durante sua participação no Global Investors’ Symposium São Paulo 2025, evento organizado pelo Milken Institute, focado em sustentabilidade e inovação.

Newsom expressou sua indignação com a atitude do governo anterior, salientando a importância da relação bilateral. “Nenhum membro da administração deveria demonstrar desrespeito a nenhum de vocês. Deixando a política de lado, o Brasil é um dos nossos maiores parceiros comerciais. É a nação com a qual devemos nos envolver. Contudo, recebemos um 'dedo do meio' na forma de 50% de tarifas. Isso é deplorável”, disse o governador.

Em meio ao discurso, ele também manifestou sua perplexidade em relação ao cenário político interno dos EUA, citando: “Eu tenho quatro filhos, não sei o que diabos está acontecendo no meu país”. Conhecido por ser um veemente crítico de Trump, especialmente no que tange a políticas de imigração e ambientais, Newsom logo prosseguiu para criticar a falta de representação oficial americana na COP30, que ocorreria em Belém.

“Minha presença aqui [no Brasil] é motivada pela ausência de qualquer liderança do governo dos EUA; há um vácuo. É inacreditável. Nem mesmo um representante ou um observador para tomar notas foi enviado a Belém. Isso representa uma completa regressão em relação aos avanços conquistados pela administração [Joe] Biden [Democrata]”, concluiu o governador.

 Fonte Poder 360