Lula afirma que alterará a norma referente ao financiamento do transporte de corpos do exterior para o Brasil.
O decreto de 2017 proíbe o governo brasileiro de financiar o transporte de corpos para o país. Uma jovem de 26 anos foi encontrada sem vida na terça-feira (24) após despencar de uma trilha do segundo maior vulcão da Indonésia.
Ricardo de Moura Pereira
6/27/20251 min read


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (26), em São Paulo, que irá anular o decreto que proíbe o governo federal de financiar o transporte de corpos de brasileiros falecidos no exterior. A decisão foi divulgada após o falecimento de Juliana Marins, que caiu de uma trilha no Monte Rinjani, o segundo maior vulcão da Indonésia.
Lula declarou ter encontrado um decreto de 2017 que proíbe o Itamaraty de financiar o transporte de corpos de volta ao país.
Entretanto, o presidente não especificou quais situações a nova regra abrangerá nem quais despesas o governo cobrirá.
Nesta quinta-feira (26), Lula relatou ter conversado por telefone com a família de Juliana Marins, uma brasileira que faleceu após cair de uma trilha em um vulcão na Indonésia. Os familiares da jovem criticaram a lentidão no processo de resgate de Juliana. Em uma publicação feita na quarta-feira. Após cerca de 15 horas de esforços dos agentes da Agência Nacional de Busca e Resgate (Basarnas), as forças de segurança do país no Sudeste Asiático conseguiram recuperar o corpo de Juliana.
A equipe de resgate demonstrou uma grande negligência em relação a Juliana. Juliana ainda estaria viva se a equipe tivesse chegado até ela no prazo estimado de sete horas. Juliana merecia bem mais! Agora, vamos buscar justiça por ela, pois é o que lhe é devido! "Não desistam de Juliana!", postou a família.