"Defenda o Brasil": PT inicia campanha contra "falsos patriotas" após aumento de tarifas por Trump
Vídeo critica Bolsonaro e seus aliados, utilizando a tarifa de 50% dos EUA para fortalecer o discurso nacionalista
Ricardo de Moura Pereira
7/12/20251 min read


O PT lançou, na última sexta-feira (11), a campanha intitulada “Defenda o Brasil”, uma nova iniciativa política que enfatiza o nacionalismo e critica a oposição. A divulgação do projeto ocorreu nas redes sociais logo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado uma tarifa de 50% sobre produtos oriundos do Brasil.
No vídeo, o partido do presidente Lula vincula o aumento das tarifas à suposta submissão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus apoiadores à política dos EUA. “Desfilaram com a bandeira, enganaram com ela à frente, traíram com ela nas costas”, é o que afirma o anúncio publicitário.
A campanha mostra imagens de Bolsonaro cumprimentando Trump, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), usando um boné “Make America Great Again”, além de clipes dos ataques de 8 de Janeiro às instituições dos Três Poderes.
Conteúdo da campanha
“Patriotas? Prestam honra a uma outra bandeira, elogiam Trump, imposto de 50% nas importações brasileiras, mudez covarde dos falsos patriotas,” declara o apresentador do vídeo. A atmosfera do conteúdo reforça a ideia de que a bandeira brasileira foi utilizada pela extrema-direita como um “disfarce para ocultar a traição.”
Esta iniciativa representa um esforço do PT para reconfigurar a percepção pública do partido perante os votantes, reavivando símbolos nacionais e criticando a oposição por sua postura em relação a interesses de fora.