Após as tarifas de Trump, primeira-ministra da Itália alerta sobre uma 'guerra comercial no Ocidente'

Giorgia Meloni defende a unidade ocidental e exige uma resposta da UE após os Estados Unidos imporem tarifas sobre produtos europeus

Ricardo de Moura Pereira

7/14/20251 min read

Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, advertiu no domingo sobre a possibilidade de uma "guerra comercial no Ocidente", após o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar impor uma tarifa de 30% sobre os produtos da União Europeia (UE). "Uma guerra comercial interna no Ocidente nos tornaria mais vulneráveis diante dos desafios globais que enfrentamos coletivamente", afirmou Meloni em uma declaração divulgada por seu gabinete.

"A Europa possui a força econômica e financeira necessária para consolidar sua posição e obter um acordo justo e razoável. A Itália cumprirá sua parte. "Como de costume", acrescentou. A UE adiou a adoção de medidas retaliatórias, na esperança de chegar a um entendimento. Donald Trump anunciou no sábado que os produtos importados da UE e do México pelos Estados Unidos estarão sujeitos a tarifas de 30% a partir de 1º de agosto.

Após esse evento, a oposição italiana passou a criticar Meloni e seu partido de extrema direita, Irmãos da Itália. Giuseppe Conte, líder do Movimento 5 Estrelas (M5S), acusou a primeira-ministra de se submeter às ameaças dos Estados Unidos.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou que Bruxelas não reagirá, por enquanto, às tarifas dos EUA sobre alumínio e aço. A expectativa é chegar a um acordo que impeça a aplicação de impostos extras de 30% sobre todos os produtos exportados.

Fonte - O Globo

#Polkítica, #Presidente Italiana, #Geopolítica,#Tarifa