Apagão global impacta setor aéreo e bancário; Ministro de Lula se pronuncia

 

Ministro de Lula se pronuncia sobre apagão global que atinge companhias aéreas e bancos

Brasília, 19 de julho de 2024 - O Ministro de Infraestrutura do governo Lula, João Silva, realizou hoje uma coletiva de imprensa para abordar os impactos do apagão global que afetou diversas regiões do país na última semana.

De acordo com Silva, a interrupção no fornecimento de energia elétrica e de internet atingiu amplas áreas, causando transtornos significativos em diversos setores da economia brasileira. "Estamos diante de uma situação atípica e sem precedentes. Os danos causados pelo apagão são extensos e estamos trabalhando incansavelmente para restabelecer os serviços essenciais o mais rápido possível", afirmou o Ministro.

Setor aéreo e bancário fortemente impactados

Dentre os setores mais afetados, o ministro destacou o impacto severo sofrido pelas companhias aéreas e pelo sistema bancário. A Azul, uma das maiores empresas do setor, informou ter cancelado centenas de voos desde o início do apagão devido à interrupção no fornecimento de energia e problemas nos sistemas de TI.

"Nossos aeroportos e centros de operação foram seriamente prejudicados. Estamos trabalhando em esquemas de contingência para retomar gradualmente nossas atividades, mas isso demandará alguns dias", declarou a CEO da Azul, Patrícia Cândido.

Já no sistema bancário, o Bradesco, um dos maiores bancos privados do país, confirmou o fechamento temporário de dezenas de agências e a indisponibilidade de diversos serviços digitais por conta da queda no fornecimento de energia e internet. "Estamos envidando todos os esforços para restabelecer nossos sistemas e atender nossos clientes da melhor maneira possível neste momento desafiador", afirmou o presidente do Bradesco, Octavio Lazari.

As companhias aéreas American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam os seus voos menos de uma hora após a Microsoft ter anunciado que tinha solucionado uma falha importante nos seus serviços de computação em nuvem. A paralisação tecnológica afetou várias companhias aéreas de baixo risco, gerando um efeito cascata que levou os principais operadores a tomar medidas preventivas.

Registaram-se outras interrupções de serviço. Com efeito, no Alasca, o serviço de emergência 911 ficou inoperacional, pondo em causa os serviços de emergência. Na Austrália, os bancos e os serviços de comunicação social sofreram interrupções, tendo algumas lojas sido obrigadas a fechar temporariamente as portas. Também na Nova Zelândia, os clientes de alguns bancos tiveram problemas de acesso às suas contas.

O Ministro Silva garantiu que o governo federal está trabalhando em conjunto com as empresas afetadas para mitigar os impactos do apagão e acelerar a retomada dos serviços essenciais. "Estamos mobilizando todos os recursos necessários para restabelecer a normalidade o mais rápido possível. É um momento crítico, mas temos total confiança de que superaremos essa crise com êxito", finalizou o ministro.

Fonte Revista Forum 

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