Meteorologistas da Climatempo alertam para a possibilidade de novos episódios de chuva de alta intensidade e fortes rajadas de vento no Rio Grande do Sul até o final de semana. O Rio Grande do Sul poderá ser atingido por novos períodos de chuva de forte intensidade e de fortes rajadas de vento até este fim de semana, conforme a previsão dos meteorologistas da Climatempo.
Os piores cenários devem ser registrados no domingo (12). Depois da formação de um ciclone extratropical em alto-mar ao largo da Argentina, surge uma nova frente fria na região Sul. O Climatempo estima pancadas de chuva com trovoadas na maior parte do Rio Grande do Sul. O gaúcho e as áreas de fronteira com o Uruguai têm aviso de risco extremo. A previsão é de chuva mais forte durante a manhã.
A previsão do tempo para os próximos dias é a seguinte:
Quarta-feira (8): Uma nova frente fria se origina na região sul após a formação de um ciclone extratropical em alto mar na Argentina. A Climatempo prevê temporais em grande parte do Rio Grande do Sul, com alerta para perigo extremo no sul do estado e nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai. Chuvas mais intensas devem ser observadas pela manhã, e ventos fortes podem chegar a 91 km/h durante o dia.
Quinta-feira (9): Tempo instável no norte do Rio Grande do Sul e na Serra Gaúcha. No sul e oeste do estado, o tempo voltará a ficar firme, mas as temperaturas devem cair, principalmente pela manhã.
Sexta-feira (10): A parte norte do Rio Grande do Sul pode ter pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Na capital Porto Alegre, a chuva volta a cair na parte da noite. Já o centro-sul do estado permanece com tempo firme.
Sábado (11): Uma nova frente fria está prevista para atingir o Rio Grande do Sul neste sábado. O centro-sul deve ser a área mais afetada por ela, enquanto o norte do estado e a Serra Gaúcha podem ter pancadas de chuva.
Domingo (12): O domingo amanhece com tempo encoberto e previsão de temporais em todo o Rio Grande do Sul. Grandes volumes de chuva são esperados, podendo causar novos transtornos no estado.
Portanto, é importante que os moradores do Rio Grande do Sul fiquem atentos às previsões e tomem as medidas necessárias para se protegerem dos impactos das chuvas e ventos intensos. Mantenha-se informado e siga as orientações dos órgãos meteorológicos e de defesa civil.