De acordo com um levantamento feito pela plataforma de pesquisas **Toluna**, quase metade dos consumidores brasileiros (48%) comprou menos ovos de chocolate este ano devido ao aumento de preços.
Outros 39% buscaram alternativas mais baratas em relação ao ano anterior. Apenas 13% disseram que o valor mais alto não mudou suas escolhas. Para 72% dos entrevistados, o preço dos ovos aumentou significativamente este ano, enquanto 25% consideram que o preço aumentou um pouco. Apenas 3% relataram que o valor continua igual ao do ano passado.
As grandes marcas populares, como Lacta, Nestlé e Cacau Show, foram as preferidas dos consumidores. A Cacau Show, por exemplo, registrou um aumento de 40% no número de consumidores visitando suas lojas na última quinta-feira antes da Páscoa. Cerca de 80% das vendas da marca são de produtos presenteáveis, oferecidos a um preço "super competitivo". O quilo do chocolate da Cacau Show equivale a apenas 5% do salário-mínimo e tem mantido esse percentual há 10 anos.
A tradição dos ovos de Páscoa existe há pouco mais de 200 anos e chegou ao Brasil no século XX. Inicialmente, os ovos eram feitos artesanalmente e decorados com cores e desenhos. A venda em larga escala começou no século XIX O **ovo de Páscoa** é um dos grandes símbolos da celebração secular da Páscoa e tem origens antigas.
Na Antiguidade, o ovo era visto como um símbolo de **fertilidade** em diferentes culturas, e muitos decoravam ovos e os usavam como presentes. Essa associação do ovo com a fertilidade esteve presente nos mais variados povos da Antiguidade.
E logo na metade do mês de fevereiro já começa no Mercado da Mundial de Icaraí - Niterói–RJ a preparação da Páscoa.