Outro grupo de 40 pessoas à espera para sair de Gaza


O Brasil tem mais um grupo de 40 pessoas, entre brasileiros e seus familiares, que aguardam a oportunidade de deixar a Faixa de Gaza, onde os conflitos entre Israel e o Hamas se intensificaram nas últimas semanas. Eles se somam aos 50 que já foram retirados da região com o apoio do governo brasileiro e da embaixada em Tel Avive.

Segundo o Itamaraty, os 40 que ainda estão em Gaza manifestaram interesse em sair, mas enfrentam dificuldades para obter as autorizações necessárias das autoridades israelenses e egípcias, que controlam as fronteiras do território palestino. Além disso, a situação de segurança é instável e os ataques aéreos continuam, apesar dos esforços diplomáticos para um cessar-fogo.

O Ministério das Relações Exteriores informou que está em contato permanente com os brasileiros que permanecem em Gaza e que busca facilitar sua saída, em coordenação com outros países que também têm cidadãos na região. O Itamaraty disse ainda que oferece assistência consular e humanitária aos que precisam, como alojamento, transporte e alimentação.

O Brasil condenou o uso desproporcional da força por parte de Israel e pediu o fim imediato das hostilidades. O país também reafirmou seu apoio à solução de dois Estados, com Israel e Palestina convivendo em paz e segurança, respeitando as fronteiras de 1967 e as resoluções da ONU.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem