OVNIs são acusados de serem responsáveis por eventos que podem ter desencadeado a Terceira Guerra Mundial. Os investigadores de vida extraterrestre Jeremy Korbel e George Knapp afirmam que uma nave misteriosa chamou a atenção de um sistema de mísseis russo baseado na Ucrânia, caso em que o país quase atacou os Estados Unidos com uma arma letal. O casal escreveu recentemente uma carta ao Congresso dos EUA alegando que um OVNIs foi interceptado por um jato russo em 1993.
"(O ex-comandante soviético) Coronel Sokolov também compartilhou informações sobre um episódio perturbador em uma base russa na Ucrânia. Um OVNIs sobrevoou a base, realizou manobras incomuns na frente de testemunhas oculares atônitas e assumiu misteriosamente o controle do sistema de lançamento. Chegou - de repente, ele disparou. O código de controle de lançamento foi inserido e a base ficou de mãos atadas, incapaz de parar o que poderia ter sido a 3ª Guerra Mundial. Então, de repente, o OVNIs desapareceu e o sistema de controle de lançamento foi desativado. disse o investigador. no depoimento.
Especialistas também afirmam que o contratorpedeiro "perseguiu e até atacou os navios agressores" com base em documentos contrabandeados da Rússia. Segundo relatos do casal, houve pelo menos 45 incidentes desse tipo. Knapp também criticou a resposta do governo dos EUA por supostamente subestimar a ameaça representada pelos OVNIs.
"Nossa posição militar desde 1969 é que os OVNIs não representam uma ameaça à segurança nacional e não valem mais a pena ser investigados. Essa atitude condescendente é exatamente o oposto do que documentos internos, relatórios e memorandos revelaram."