Segundo as informações do portal de notícia Revista Forum. A previsão na visão econômica do ex-ministro Paulo Guedes. daqui alguns meses o Brasil vai virá Argentina. Internautas fizeram "previsões" sobre a liderança da nova coligação liderada pelo PT em entrevista ao ex-ministro da Economia do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ministro da Economia do governo do Bolsonaro (PL) virou um dos principais assuntos do Twitter na manhã deste sábado. razão? Internautas salvaram entrevistas em que Guedes fez algumas "previsões" durante os primeiros seis meses do governo Lula (PT).
Quando perguntado se o Brasil poderia se tornar a Venezuela, Paulo Guedes disse categoricamente que sim. "Claro", disse o economista que mais tarde foi chamado de "o superministro" durante o governo Bolsonaro, "leva seis meses para virar Argentina e um ano e meio para virar Venezuela".
Um vídeo que circulou na internet após as previsões apocalípticas de Guede trouxe a notícia de um crescimento do PIB de 1,9%, superando as expectativas do mercado. Além disso, dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que, no acumulado do trimestre encerrado em março de 2023, o PIB cresceu 3,3% em relação ao trimestre anterior(1).
O PIB, soma dos bens e serviços finais produzidos no Brasil, chegou a 2,6 trilhões de reais em valores de hoje. Os resultados positivos do PIB foram impulsionados principalmente pelo setor agropecuário, que cresceu 21,6%, a maior alta desde o quarto trimestre de 1996. Além da agropecuária, cresceram também os setores extrativo (0,23%) e de eletricidade e gás. (1,7%). No primeiro trimestre, a taxa de investimento foi de 17,7% e a da poupança de 18,1%. O crescimento do PIB superando as expectativas do mercado foi bem recebido pelo governo Lula, que classificou como "Pibão".