O encontro também aconteceu no Brasil nesta terça-feira, às vésperas da cúpula presidencial sul-americana. Bolsonaro se recusa a reconhecer Maduro como chefe de Estado. Lula retomou o relacionamento.
O presidente Luis Inácio Lula da Silva manteve encontro bilateral com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no dia 29 (horário local). Maduro, que visita o Brasil para a cúpula sul-americana nesta terça-feira (30), chegou ao Palácio do Planalto às 10h40 com a mulher, a chilena Flores. Ele subiu a rampa do prédio e foi recebido por Lula e pela primeira-dama Janja..
A agenda oficial prevê um primeiro encontro limitado entre Lula e Maduro. A reunião se estende a outros membros da delegação venezuelana e ao governo brasileiro, incluindo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os dois mandatário ainda vão assinar a ação conjunta e depois vão almoçar no Istana Itamaraty. Assim que assumiu o cargo, o presidente Lula restabeleceu as relações diplomáticas com a Venezuela e despachou um representante oficial do Brasil à embaixada em Caracas no dia 18 de janeiro. Os opositores do governo Lula criticaram a postura do governo brasileiro-venezuelano sobre as relações estreitas. Eles afirmam que a Venezuela é uma ditadura e que Maduro minou as instituições democráticas do país.
Os dois delegados ainda vão assinar a ação conjunta e depois vão almoçar no Istana Itamaraty. Assim que assumiu o cargo, o presidente Lula restabeleceu as relações diplomáticas com a Venezuela e despachou um representante oficial do Brasil à embaixada em Caracas no dia 18 de janeiro. Os opositores do governo Lula criticaram a postura do governo brasileiro-venezuelano sobre as relações estreitas. Eles afirmam que a Venezuela é uma ditadura e que Maduro minou as instituições democráticas do país.
Apesar da restauração das relações dentro do governo Lula, o governo brasileiro ficou constrangido com a presença de Maduro na posse de Lula. Devido ao impasse, o lado venezuelano cancelou uma visita ao Brasil e enviou como representante o presidente do Senado, Jorge Rodriguez, irmão da vice-presidente Delcy Rodriguez. Na semana passada, Lula aceitou as credenciais de Maduro, o novo embaixador no Brasil. Ele substituirá o representante indicado por Guaidó que trabalhou no Brasil durante o governo de Bolsonaro.