Um motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Relengo, zona oeste do Rio de Janeiro, foi flagrado socando um doente mental. O incidente ocorreu na sexta-feira, dia 19, mas as fotos só foram divulgadas no domingo, dia 21. Segundo o boletim de ocorrência, a família do paciente, cujo nome não foi divulgado, procurou a ajuda do Samu para encaminhá-lo a uma clínica psiquiátrica após sofrer uma crise psicótica.
No vídeo, é possível ver a paciente resistindo à abordagem profissional da enfermeira. Então um dos membros da equipe ficou com raiva e começou a ficar agressivo com o cara. A mulher que registrou a situação gritou e ficou confusa com o que estava acontecendo. A Secretaria de Estado da Saúde informou em nota que o funcionário foi demitido:
“A Fundação de Saúde informa que o gerente terceirizado que presta serviços ao SAMU-RJ foi demitido imediatamente”. Junto com a demissão, a Secretaria abriu inquérito para apurar condutas médicas e administrativas durante o episódio. A Fundação de Saúde lamenta o ocorrido e apresenta condolências ao paciente e sua família. Sublinhou ainda que os serviços de emergência prestados aos munícipes estão a ser monitorizados.