Primeiro ministro de Lula deixa o cargo por pressão

 

Augusto Heleno Ribeiro Pereira, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), feito pelo deputado federal Gonçalves Dias. O deputado solicita que o general se afaste de suas funções até o fim das investigações em andamento sobre supostas irregularidades no órgão. O pedido de afastamento foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O general Augusto Heleno ainda não se pronunciou sobre o assunto.

De acordo com a reportagem, o deputado Gonçalves Dias argumenta que o afastamento do general é necessário para preservar a integridade das investigações em curso. Além disso, o deputado alega que o GSI tem se mostrado resistente à fiscalização do Congresso Nacional, o que dificulta a apuração dos fatos.

Vale lembrar que o GSI é um órgão de assessoramento da Presidência da República que tem como principais atribuições a segurança institucional e a coordenação de ações de inteligência. O general Augusto Heleno é um dos principais auxiliares do presidente Jair Bolsonaro e já ocupou diversos cargos importantes no governo.

Ainda não se sabe se o pedido de afastamento do general Augusto Heleno será acatado pela CCJ. O assunto deve gerar polêmica e ser amplamente debatido nos próximos dias.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem