O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, levou um convite do presidente Vladimir Putin para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, em junho deste ano. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
De acordo com o Itamaraty, o convite foi entregue em uma reunião entre Lavrov e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Alberto Franco França, que ocorreu em Moscou na última sexta-feira (14).
O convite a Lula é visto como um sinal de aproximação entre Brasil e Rússia, e ocorre em um momento em que a relação do país com os Estados Unidos, principal aliado do Brasil, está tensa. Recentemente, o governo de Joe Biden impôs sanções ao Brasil por conta do desmatamento na Amazônia.
O Itamaraty informou que o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, entregou um convite do presidente Vladimir Putin para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (17).
O convite foi entregue durante uma reunião entre Lavrov e o chanceler brasileiro, Carlos Alberto Franco França, em Moscou. Segundo o Itamaraty, França agradeceu o convite e afirmou que Lula irá considerar a possibilidade de participar do evento.
O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo será realizado entre os dias 1º e 3 de junho deste ano. Lula já se encontrou com Putin em outras ocasiões e manteve um bom relacionamento com o governo russo durante seu mandato como presidente do Brasil.