A calamidade no estado do Rio Acre

 

Tivemos mais chuva do que o esperado em março. Rio Branco fechou o mês com 585,9 mm de chuva, segundo a proteção civil do município. Esse número é mais que o dobro da média esperada de 270,1 mm.   Com tanto volume de chuva, o Rio Acre ultrapassou a marca de 14 metros de transbordamento em seu último dia, dia 23, e vem subindo na capital desde então. Cerca de 56.000 moradores foram afetados pelas enchentes, a maior em oito anos.

Os dias mais chuvosos de março foram 23 e 24 de março, com precipitação acumulada atingindo 187,2 mm em 48 horas. Março de 2022 terminou com 431,3 mm de chuva. Previa-se que a precipitação naquele momento fosse de 290 mm, o que estava acima do normal.  Inundação do Rio Acre   O nível das águas do rio Acre chegou a 17,55 metros às 9h  em Rio Branco neste sábado (1º) e segue subindo.  De acordo com a proteção civil da cidade, existem cerca de 972 famílias e cerca de 3.000 desabrigados. Segundo a Agência de Proteção Civil de Rio Branco, 1.300 famílias, incluindo 4.500 pessoas, foram desalojadas pelas enchentes. Ou seja, foram levados por parentes e amigos.

A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte Metálica, foi interditada na noite desta segunda-feira (27) em Rio Branco por medida de segurança devido à elevação das águas do Rio Acre e acúmulo de jangadas. Já a Ponte Coronel Sebastião Dantas tem tráfego bidirecional, assim como na Epaminondas Jacomé.   As comunidades de seis hectares de Rio Branco, Assis Brasil, Brasil, Epitaciolândia, Xapuri e Sena Madureira declararam estado de emergência. No sábado (25), o governo federal declarou estado de emergência em Rio Branco devido aos estragos causados ​​pelas chuvas, e na quarta-feira (29) em Brasília, Asis Brasil e Xapuri.

No domingo (26) chegaram ao Acre os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional Waldes Goyes, do Meio Ambiente Marina Silva e do Ministro de Estado da Proteção Civil Wolney Wolff para sobrevoar a área alagada. Eles percorreram o bairro, conversaram com moradores e garantiram a liberação imediata de R$ 1,4 milhão para ajuda humanitária.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais uma vez um novo alerta laranja  para chuva forte no Acre a partir deste domingo (1) até as 10h.   A previsão do tempo prevê chuvas de  30 a 60 mm por hora, ou 50 a 100 mm por dia, e ventos fortes de 60 a 100 quilômetros por hora.

Fonte G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem