A joia mais cara da Arábia Saudita que Bolsonaro deu para Michelle

 

O governo de Bolsonaro está tentando contrabandear 16,5 milhões de reais em joias para o Brasil; Informação publicada pelo "Estadão" e confirmada pela TV Globo. Dino quer que a PF investigue.

O governo de Jair Bolsonaro tentou contrabandear R$ 16,5 milhões em joias com diamantes para o Brasil em 2021. As joias foram um presente do governo saudita à primeira-dama Michelle Bolsonaro. Quando o então assessor , Albuquerque, passou pela alfândega, o IRS pediu que ele fizesse um raio-X da mochila. Os fiscais então decidiram revistar a mochila e encontrar as joias.

Na lei o passageiros transportando mercadorias com valor superior a US$ 1.000 devem pagar um imposto de importação igual a 50% do valor das mercadorias; multa adicional na mercadoria. Por outras palavras, se quisesse recuperar as jóias, Bolsonaro teria de desembolsar cerca de 12 milhões de reais. Se Bolsonaro entrasse sem pagar, tudo o que o governo tinha de fazer era dizer que se tratava de um presente oficial ao Estado. Apenas, neste caso, as jóias ficariam com o Estado brasileiro, e não com a Michelle.

Acontece que a 3 de Novembro de 2021, o Ministério das Minas e Energia pediu ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para ajudar no caso. O Itamaraty pediu então às Finanças que tomassem "as providências necessárias para libertar os bens retidos". Por meio de uma comunicação oficial, o Ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou que o único procedimento possível para a autorização de saída seria a realização dos pagamentos.

Esta jóia está com a receita federal , disse Michelle numa entrevista que deu. Após a publicação do relatório, Michelle comentou o caso de uma rede social. Ela escreveu: "Quer dizer que eu tenho tudo isto e não tinha conhecimento disso? Meu Deus! Está mesmo a ir longe! Estou a rir-me da insensatez desta imprensa vexatória.

O Ministro da Justiça, Flavio Dino, afirmou na sexta-feira (3) que vai solicitar à Polícia Federal (PF) que investigará a tentativa do governo Bolsonaro de trazer ilegalmente jóias a Michelle Bolsonaro. Segundo Dino, a carta com a informação deve ser apresentada à PF na segunda-feira (6).

Fonte G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem