A Igreja Universal tenta calar a verdade do jornalismo

 


Os jornalistas de Edir Macedo e do seu império querem ameaçar o jornalismo da Intercep Brasil . A sua leitura não foi errada. Eu explicarei: o ano passado descobrimos as entranhas financeiras da Igreja Universal do Reino de Deus e analisámos um alegado esquema de trabalho de lavagem de dinheiro bilionário.

 Neste momento, a Igreja Universal apresentou uma petição judicial pedindo a abertura de uma investigação policial por causa da "divulgação injustificada" e do quebrantamento do sigilo dos documentos divulgados. Porém, como pode ver: nós existimos para desvendar os escândalos que os poderosos persistem em esconder de si - essa é a nossa justa causa. Teremos agora de nos defender em nome de todos aqueles que acreditamos na relevância do jornalismo - e não será uma batalha fácil.

Segundo a nossa investigação, o Ministério Público de São Paulo realizou um inquérito secreto que revela como a Igreja Universal acumulou, entre 2011 e 2015, 33 mil milhões de reais só em depósitos bancários - que não são de modo algum a maior fonte de financiamento da Universal. Dentre os depósitos estão as transações sob suspeita por parte das entidades oficiais.

Foram analisadas centenas de documentos para verificar que o maior beneficiário destas operações era o maior círculo mais próximo do Bispo Edir Macedo, dirigente da Igreja. Solicitado pelo nosso repórter para se pronunciar sobre as informações constantes do relatório, a Universal nunca disse nada. A Universal preferiu julgar o caso, pondo em risco não só o método de trabalho dos nossos jornalistas, mas também o de toda a comunicação escrita.

Fonte - The Intercept

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem