Lula tem 51% no 2º turno, e Bolsonaro, 42%

 

A pesquisa foi realizada entre sábado (8) e segunda (10) e tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 55% dos votos válidos e Bolsonaro 45%. O cenário da 2ª rodada permanece estável de acordo com a constituição.

Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (10), encomendada pela Globo, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% das intenções eleitorais no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 42%. Esta é a segunda pesquisa do instituto após o primeiro turno das eleições. As entrevistas ocorreram de sábado (8) a segunda (10). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o Ipec, o cenário da segunda rodada permanece estável. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 55% dos votos válidos e Bolsonaro 45% Em votos válidos, a pesquisa mostrou Lula com 55% e Bolsonaro com 45% (veja infográfico abaixo). Os eleitores vazios, nulos e indecisos são excluídos para o cálculo dos votos válidos. O procedimento é o mesmo da Justiça Eleitoral quando da divulgação do resultado oficial da eleição.

Em uma pesquisa espontânea, os entrevistadores não mencionam os nomes de nenhum dos dois candidatos de antemão. Nesse cenário, Lula aparece com 49% e Bolsonaro com 42% (veja infográfico abaixo). Brancos e não brancos somaram 5% - e 4% dos entrevistados disseram que não sabiam ou não queriam opinar.

De sábado (8) a segunda (10) foram entrevistadas 2.000 pessoas em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02853/2022. No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%) e Bolsonaro 51,07 milhões (43,2%). A segunda rodada está marcada para 30 de outubro.

A pesquisa do Ipec também apontou para os índices de avaliação do atual governo. A pesquisa mostra que o presidente Bolsonaro tem 41% de avaliações negativas (ruim ou muito ruim) e 38% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Há 19% daqueles que estão pensando em agricultura regular.

A pesquisa anterior do instituto, divulgada em 5 de outubro, mostrou 35% de aprovação do atual presidente e 42% de reprovação. O Ipec também aponta que 53% dos brasileiros desaprovam a forma de governo de Bolsonaro, enquanto 43% aprovam. Os dados da pesquisa também apontam para um cenário melhor para Bolsonaro em relação ao medido no final do mês passado.

Fonte G1 da globo 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem