Bolsonaro sai do sério com novas ameaças ao STF

 

Participantes da entrevista do presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliaram o blog que foi um "grave erro político" por parte do candidato à reeleição, quando novas ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente costuma atacar ministros da Justiça e disse na semana passada que recebeu proposta para aumentar o número de ministros de 11 para 16. Na prática, se a proposta for aprovada e Bolsonaro for reeleito, ele poderá indicar mais seis ministros, elevando para oito o número de membros por ele indicados elevará o STF para oito, o que lhe daria maioria no plenário.

Para os parceiros de Bolsonaro, a ameaça é preocupante e pode custar votos no segundo turno. No primeiro turno, Bolsonaro recebeu 51 milhões de votos, enquanto o ex-presidente Lula (PT) recebeu 57 milhões de votos. Um assessor de Bolsonaro disse a um blog privado que para vencer Lula, Bolsonaro deve buscar o voto de um eleitor moderado que se vê como centrista e que se oponha a ameaças à democracia e às instituições.

"É um grave erro político. Ele está ficando animado porque seus apoiadores gostam do discurso, mas isso não vai acrescentar mais votos a ele, vai tirar", disse o assessor. A proposta de aumento do número de ministros do STF só entrará em vigor se for aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e em mais dois no Senado, e se contar com o apoio de pelo menos três quintos dos deputados (308 de 513 deputados e 49 de 81 senadores).

Fonte da matéria G1. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem