No caso da Gol, o “carro voador” é um eVTOL fabricado pela Vertical Aerospace. Esse modelo se chama VX4 e começou a circular na última segunda-feira (26). Ele fica a 1,5 m do chão e é guiado por um piloto humano. A próxima fase de testes do "carro voador" será voar a uma altitude de 15 metros, depois 1.500 me finalmente 3.000 m do solo. Sendo um veículo elétrico, o VX4 faz pouco barulho (ao contrário de um helicóptero) e percorre distâncias curtas. O VX4 deve ser capaz de transportar o motorista e quatro passageiros a uma velocidade de até 325 km/h. Outra vantagem é que não emite carbono na atmosfera.
No caso do interessante "carro voador" da Gol, o carro tem asas fixas e hélice, enquanto os helicópteros usam o conceito de asas rotativas. O termo "carro voador" é usado em demasia e interessante no marketing, pois atrai um público mais amplo do que a aviação - mas, na realidade, um eVTOL é uma aeronave semelhante a um helicóptero (VTOL). A frota da Gol incluirá 250 "carros voadores" da empresa irlandesa Avalon. Outra companhia aérea brasileira, a Azul, planeja comprar 220 aeronaves desse tipo da fabricante alemã Lilium a partir de 2025, pagando US$ 1 bilhão. A Embraer também pretende fazer um eVTOL a partir de 2026.
Fonte - Portal Terra