Brasil já tem o terceiro registro caso de varíola dos macacos

 

Existe mais um caso de varíola de macaco no Brasil diagnosticado. No domingo à noite (12), foi notificado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul a existência de um "caso marcado" da doença.

Este diagnóstico foi confirmado em laboratório no domingo pelo Instituto Adolf Lutz em São Paulo. É um paciente masculino de 51 anos, morando em Porto Alegre, que viajou para Portugal, regressando ao Brasil no dia 10 deste mês.

" O paciente está em isolamento doméstico, com seus contatos, tem um quadro clínico estável, sem complicações, e está sendo acompanhado pelos ministérios da saúde estaduais e municipais", diz uma afirmação emitida pelo Ministério da Saúde.

Este ministério adiciona que "todas as providências de contenção e medidas de controle foram tomadas diretamente após a transmissão de que se suspeitava de um caso de varíola macaco [monkeypox], com o afastamento do paciente e o acompanhamento de seus contatos, tanto nacionalmente como no vôo internacional, que foi sustentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)".

Conforme o ministério, no momento, o Brasil tem três casos confirmados, dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Existem seis casos suspeitos que estão sendo pesquisados. Permanecem todos isolados e sob vigilância.

Ricardo de Moura Pereira 

Fonte MSN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem