O pianista Luka Safronov, filho do artista Nikas Safronov, protestou contra o fechamento temporário de todas as lojas do McDonald's na Rússia, algemando-se fora de uma delas. Em reação à invasão russa da Ucrânia, as operações do McDonald's foram suspensas no domingo. Um vídeo circulando nas mídias sociais mostra os policiais detendo Luka Safronov. "Eles não têm o direito de fechar", grita ele enquanto é levado embora.
O CEO do McDonald's Chris Kempczinski disse em um memorando ao pessoal que ele não pode "ignorar a tragédia humana desnecessária que se desenrola na Ucrânia". A corrente prometeu reavaliar o assunto o mais rápido possível.
É difícil dizer quando poderemos reabrir nossos restaurantes na Rússia neste momento. Estamos passando por dificuldades na cadeia de abastecimento, bem como por outras questões operacionais. Também estaremos atentos à situação humanitária.
Uma fotografia no Reddit que mostra uma pilha de hambúrgueres McDonald's na geladeira de uma pessoa chamou muita atenção. A descrição do posto do Reddit diz: "O McDonald's está fechando para sempre na Rússia, aqui está o estoque do meu amigo". Os internautas brincaram que o cara deveria vender alguns dos hambúrgueres nos comentários, com uma nota afirmando que vender hambúrgueres velhos a um preço premium seria uma "oportunidade de negócio fantástica".
As pessoas que procuram vender itens do McDonald's por preços ultrajantes têm inundado Avito, uma plataforma de classificados russos e de leilões comparável ao eBay. Desde hambúrgueres e bebidas até molhos em recipientes individuais, há algo para todos. Uma torta de cereja foi listada por 104.000 rublos em uma lista vista pelo New York Post. Outra era oferecer uma "coleção de molhos" McDonald's por 50.000 rublos ($10.000).
Ricardo de Moura Pereira
Baseado em fonte da UOL notícias