Homem Britânico morre de overdose de cafeína

 Ricardo de Moura Pereira 

Tom Mansfield, um pai de dois filhos, subestimou a quantidade de pó a ser usada na balança da cozinha.

O jovem de 29 anos de Colwyn Bay sentiu-se doente pouco depois de ingerir a mistura em 5 de janeiro de 2021, de acordo com um inquérito judicial em Ruthin, País de Gales.

O médico legista responsável, John Gittins, determinou que foi uma fatalidade e que a intoxicação por cafeína foi a causa da morte.

A cafeína é utilizada por alguns visitantes de academias e alguns sites de fitness a recomendam em doses específicas para aumentar o desempenho atlético.

Os especialistas aconselham, entretanto, que ao utilizar suplementos em pó, há o risco de exceder a dosagem necessária.

Mansfield começou a apertar seu peito e a reclamar que seu coração estava acelerado após tomar o produto, de acordo com a investigação judicial.

Ele começou a espumar na boca minutos depois de ter ido para a cama. Suzannah, sua esposa, pediu assistência aos vizinhos e familiares, assim como uma ambulância.

Mansfield foi declarado morto no Hospital Glan Clwyd em Bodelwyddan, Denbighshire, depois que os paramédicos tentaram ressuscitá-lo por 45 minutos.

A balança Mansfield usada para pesar o pó tinha uma faixa de pesagem de 2 a 5.000 gramas, embora ele pretendesse pesar uma dose recomendada de 60-300mg, de acordo com o estudo.

A enorme overdose foi o resultado deste erro.

Ele comprou um saco de 100g de pó da Blackburn Distributions, de acordo com a investigação.

Ben Blackburn, diretor da empresa, alegou em uma declaração lida perante o tribunal que o pó deveria ser pesado até duas casas decimais em miligramas, e que a dosagem recomendada era de 60-300mg de pó até duas vezes ao dia.

Balanças para pesagem de quantidades tão pequenas, disse ele, podem ser obtidas.

Se alguém bebesse uma xícara de café filtrado, o teor de cafeína seria geralmente de 2 a 4 mg por litro.

De acordo com o médico legista, Mansfield parecia estar tentando obter "a quantidade média recomendada", mas "errou a matemática", resultando em "conseqüências não intencionais" que se revelaram fatais.

Fonte de pesquisa  bbc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem