O Flamengo ingressou no campo com o benefício de dois resultados idênticos, permitindo-lhes chegar à final do Campeonato Carioca. E deixou o Maracanã em um clima muito mais confortável depois de vencer o Vasco por 1-0 na primeira etapa da semifinal estadual na quarta-feira. Gabigol marcou o gol de pênalti da vitória do jogo na conclusão do primeiro tempo do clássico.
Assim, se o Vasco quer chegar à final do Campeonato Carioca e evitar que o Flamengo jogue em sua quarta final estadual no domingo - novamente às 16h no Maracan - eles devem vencer por uma margem de dois gols.
Mas, dado que acabou de terminar em gol pela primeira vez no início do segundo tempo na quarta-feira, terá que repensar radicalmente sua abordagem. O jogo tinha sido todo Flamengo até aquele momento. No primeiro tempo, a equipe de Paulo Sousa dominou a posse de bola, mas eles não conseguiram converter seu domínio em chances claras.
Mas, depois de tanto domínio e determinação, o objetivo foi alcançado. E o árbitro precisou da assistência do VAR para conceder um pênalti após testemunhar a mão de Anderson Conceição sobre a bola depois de subir para cortar um chute de escanteio. Gabigol marcou o gol do Flamengo depois de tomar o pênalti com sua habitual elegância.
Vasco tentou atacar mais no segundo tempo, mas as deficiências técnicas de seus jogadores os limitaram. O Flamengo aproveitou sua vantagem para manter o placar inalterado sem muitos alarmes, até mesmo salvando vários de seus titulares até o final do jogo.
Ricardo de Moura Pereira
Fonte G1 esporte