Devido à extrema umidade e calor no Brasil, nuvens espessas continuam a se formar em praticamente todo o país na quinta-feira.
O verão está chegando ao fim. No Hemisfério Sul, o equinócio do outono (início do outono) acontece no próximo fim de semana, no dia 20 de março, às 12:33 EST.
Nuvens pesadas estão se formando em praticamente todos os estados brasileiros, como resultado da abundância de calor e umidade no ar. Estas nuvens têm o potencial de produzir trovoadas.
Somente entre terça e quarta-feira desta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou chuvas fortes em cidades como So Paulo, Salvador, Boa Vista e So Lus, com mais de 40 mm em 24 horas. Entre 15 e 16 de março, Salvador recebeu 92,9 milímetros de chuva, respondendo por 59 por cento da precipitação normal do mês.
A presença de um sistema de alta pressão sobre a Região Sudeste na quinta-feira reduz a nebulosidade e o risco de trovoadas nesta área. Sobre o Norte e Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCI) auxilia na formação e manutenção de nuvens de chuva.
Sobre o Brasil, na última quinta-feira do verão de 2022, há nuvens pesadas, calor, sol e vários chuviscos.
Na maioria das localidades do Rio de Janeiro, incluindo o Rio de Janeiro, a Zona da Mata de Minas Gerais, Belo Horizonte e as regiões do Vale do Rio Doce e Vale do Jequitinhonha, o clima permanece estável, com sol o dia todo e nenhuma chuva prevista.
As chuvas ocorrem à tarde e à noite no sudeste, no sul, no MS, GO e DF, e podem ser intensas em certas áreas. Chuvas ocorrerão a qualquer momento na maioria das seções do Norte e Nordeste, assim como em Montana.
Várias faixas de chuva se desenvolvem sobre a água ao longo das costas Sul e SP.
Climaaovivo fotos de uma tempestade acima de Viradouro (SP) em 16 de março de 2022.
Curitiba, So Paulo, Goiânia, Braslia, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Belém, Macapá, Palmas, So Lus, Teresina, Fortaleza, Natal, Joo Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador correm o risco de chuvas fortes.
São esperadas trovoadas no oeste e sul de SP, no centro, norte e leste de MT, em PA oriental, em RR, em AP litoral, em MA sul e leste, em PI, oeste e centro-norte de E, no norte e leste de RN, e no interior de PE.
Ricardo de Moura Pereira
Fonte de pesquisa portal Terra