A recente escalada de tensões entre a Rússia e a Ucrânia culminou em ataques terrestres, aéreos e marítimos que começaram nas primeiras horas de quinta-feira (24).
O presidente russo Vladimir Putin invadiu a Ucrânia dias depois de emitir uma série de ameaças e reconhecer a independência de duas regiões separatistas no leste da Ucrânia.
De acordo com a agência de notícias RIA da Rússia, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ofereceu uma reunião com Vladimir Putin.
Zelensky afirmou em uma palestra na sexta-feira (25), que a invasão russa é semelhante a uma investida da Segunda Guerra Mundial e que a Europa não está reagindo com rapidez suficiente.
Ele também afirmou que, se os países europeus responderem em breve, eles poderão deter a agressão russa.
O presidente ucraniano instou os cidadãos europeus a protestar, a fim de pressionar os governos a agir com mais força.
Ele disse aos militares ucranianos que eles eram os únicos que o país tinha.
A Ucrânia anunciou que prestará uma homenagem póstuma a 13 guardas de fronteira ucranianos que foram assassinados enquanto defendiam a ilha de Zmiinyi, no Mar Negro.
De acordo com o jornal ucraniano "Ukrainskaya Pravda", um líder do país declarou que os 13 soldados morreram e lançou uma gravação de áudio de uma comunicação entre as forças armadas ucranianas e russas.
"Um navio russo pode ser visto aqui". Para evitar um banho de senha e baixas inúteis, recomendo que deponham suas armas e se rendam. Se não o fizerem, "os russos declararam".
Os militares russos reivindicaram o controle de uma hidrovia que fornece água potável à Crimea, a península ucraniana que a Rússia tomou em 2014.
"As forças russas conseguiram chegar à cidade de Kherson graças à utilização de unidades terrestres e tropas aerotransportadas, permitindo o desbloqueio do canal norte da Crimeia e a retomada da entrega de água à península da Crimeia", disse o Exército russo.
Os ucranianos bloquearam o acesso ao canal, que abastecia 85% da demanda de água da Crimeia, pouco depois que a península foi anexada no início de 2014. Desde então, a Crimeia tem experimentado escassez de água, particularmente durante as estações de seca. O fechamento do canal prejudicou a agricultura na península, o que inclui as colheitas de milho e arroz.
Após as sanções de Londres contra a transportadora russa Aeroflot na sequência da invasão da Ucrânia, a Rússia proibiu todos os vôos com destino ao Reino Unido de acessar seu espaço aéreo na sexta-feira (25).
Todas as aeronaves "pertencentes, alugadas ou operadas por uma entidade vinculada ao Reino Unido ou registrada" serão impedidas de utilizar o espaço aéreo, de acordo com a agência reguladora Rosaviatsia.
Os vôos em trânsito através do espaço aéreo russo estão incluídos na medida.
De acordo com o Escritório de Direitos Humanos da ONU, houve pelo menos 127 vítimas civis na Ucrânia como resultado de bombardeios aéreos, com 25 mortos e 102 feridos.
De acordo com a porta-voz, estes números são muito provavelmente subestimados.
Publicao por Ricardo de Moura Pereira
Fonte de pesquisa G1