1ª rodada de negociação sem acordo entre a Rússia e Ucrânia

 


As autoridades retornarão a suas respectivas capitais para mais consultas antes de uma segunda rodada de negociações, de acordo com o outlet russo.

As autoridades russas e ucranianas tiveram conversações perto da fronteira com Belarus na segunda-feira, de acordo com o veículo de notícias russo Tass. A conferência terminou sem acordos, de acordo com uma fonte citada pela agência, e cada lado retornará a suas respectivas capitais para mais deliberações, antes de uma segunda rodada de negociações.

As transações entre delegados russos e ucranianos foram retomadas quatro dias depois que a Rússia invadiu a Ucrânia no maior ataque a um país europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

Segundo a agência de notícias Interfax, as forças russas assumiram o controle de duas pequenas cidades no sudeste da Ucrânia e do território em torno de uma usina nuclear, mas enfrentam forte resistência em outras partes do país.

Após o progresso mais lento do que o esperado da Rússia, as conversações começaram com o objetivo de um cessar-fogo antecipado e a partida do exército russo, de acordo com a presidência da Ucrânia.

As negociações foram encaradas com ceticismo na Rússia, com o Kremlin não querendo dizer qual é o propósito das reuniões. Depois que o Presidente Vladimir Putin colocou as tropas nucleares russas em alerta no domingo, é incerto se qualquer avanço seria possível.

As negociações estão ocorrendo perto da fronteira do aliado russo Belarus, onde uma nova constituição foi aprovada no domingo roubando o país de seu status não-nuclear, assim como o aliado russo se tornou uma rampa de lançamento para ataques contra a Ucrânia.

"Saudações, amigos! O presidente da Bielorússia pediu que eu os conhecesse e os ajudasse em seu trabalho o máximo possível. Conforme acordado pelos presidentes (Volodymyr) Zelenskiy e Putin, você pode se sentir completamente seguro". O Ministro das Relações Exteriores bielorrusso Vladimir Makei fez uma declaração no início das reuniões, de acordo com um tweet do ministério.

Autoridades ucranianas dizem ter ouvido explosões nas primeiras horas da manhã de segunda-feira em Kiev e Kharkiv. As forças terrestres russas, por outro lado, foram repelidas em suas tentativas de tomar as principais cidades, alegaram.

Segundo a Interfax, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que suas forças haviam tomado as cidades de Berdyansk e Enerhodar, bem como a área ao redor da usina nuclear de Zaporizhzhya, na região sudeste de Zaporizhzhya, na Ucrânia. De acordo com a agência de notícias, a Ucrânia negou que a usina nuclear tenha chegado às mãos da Rússia.

Segundo o conselheiro do Ministério do Interior ucraniano Anton Herashchenko, dezenas de pessoas foram assassinadas em ataques com foguetes russos em Kharkiv na segunda-feira.

Desde quinta-feira, pelo menos 102 civis foram assassinados na Ucrânia, com outros 304 feridos, segundo a diretora de direitos humanos da ONU, Michelle Bachelet, mas é provável que o número real seja "consideravelmente maior".

Publicado por Ricardo de Moura Pereira 

Fonte de pesquisa : Terra 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem