Planeta fora do Sistema Solar tem atmosfera semelhante à Terra

O portal do CNN Brasil trouxe uma informação astronômica sobre o espaço.Um grupo mundial de cientistas da Universidade de Lund, da Universidade de Berna, da Universidade de Genebra e do Centro Nacional de Competência em Pesquisa (NCCR) PlanetS, concentrando-se em um planeta fora do Sistema Solar, descobriu que as camadas do clima do exoplaneta também podem ter níveis particulares, muito parecidos com a Terra. Os resultados foram distribuídos no diário Nature Astronomy.

É bom lembrar que na Terra o ambiente não é uniforme, e cada parte é composta de camadas particulares com atributos especiais. Por exemplo, o menor nível que se estende do nível do oceano até o topo das montanhas mais elevadas é conhecido como a atmosfera inferior e contém uma grande porção de fumaça da água - onde a maioria das peculiaridades climáticas acontece. A camada acima dela - a estratosfera - contém a popular camada de ozônio que nos protege da destrutiva radiação brilhante do Sol.

As principais percepções foram feitas em 2020 com o telescópio espacial CHEOPS da Agência Espacial Européia. Os últimos exames envolveram o espectrógrafo HARPS no Observatório La Silla, no Chile, e as conseqüências deste planeta quente, semelhante a Júpiter, poderiam ajudar os cosmólogos a compreender as complexidades de inúmeros outros planetas do tipo planeta exótico - incluindo os planetas semelhantes à Terra

O planeta considerado é chamado WASP-189b. Está fora de nosso próprio grupo de planetas próximos, encontrou 322 luzes muito tempo longe da Terra.

Em 2020 CHEOPS, os pesquisadores descobriram que o planeta está várias vezes mais próximo de sua estrela hospedeira do que a Terra está ao Sol e tem uma temperatura diurna de 3200°C.

Com o espectrógrafo HARPS, os analistas tiveram a opção de se aproximar um pouco mais do ar deste exoplaneta.

Bibiana Prinoth, criadora principal da revista e doutoranda da Universidade de Lund, disse que o grupo estimou que a luz vinha da estrela anfitriã do planeta e passava pelo clima do planeta.

"Os gases em seu clima assimilam uma porção da luz das estrelas, como o ozônio absorvendo uma porção da luz do dia no ar da Terra, e assim deixam sua marca registrada 'impressão digital'. Com a ajuda da HARPS, tivemos a opção de reconhecer as substâncias relacionadas", disse ela em uma afirmação.

Esta impressão digital, são gases presentes no ambiente, como ferro, cromo, vanádio, magnésio e manganês, como indicado pelo exame.

Uma das substâncias que o grupo encontrou é um gás que contém titânio: o óxido de titânio. Apesar de o óxido de titânio ser extremamente escasso na Terra, ele pode assumir uma parte significativa no clima do WASP-189b - como o do ozônio no ar da Terra.

Como indicado pelo coautor Kevin Heng, professor de astronomia da Universidade de Berna e indivíduo do NCCR PlanetS, esclareceu em uma declaração pública similar que o óxido de titânio ingere radiação de onda curta, como a radiação brilhante. "Sua localização poderia, portanto, mostrar uma camada no ar do WASP-189b que colabora com a luz celestial da mesma forma que a camada de ozônio na Terra", ele chama a atenção para.

As percepções mostraram que as camadas do WASP-189 podem tomar depois das da Terra, apesar do fato de conterem vários componentes e elementos.

Segundo Prinoth, as impressões digitais dos vários gases foram um pouco alteradas em relação ao que o grupo previa. Isto se baseia no fato de que brisas sólidas e ciclos diferentes podem produzir algumas mudanças.

Ela esclarece que, "como as impressões digitais de vários gases foram alteradas de várias maneiras, pensamos que isto demonstra que elas existem em várias camadas - como por exemplo, como as impressões digitais de fumos de água e ozônio na Terra apareceriam ajustadas de forma contrastante de uma boa maneira, já que acontecem principalmente em várias camadas barométricas,